sábado, 27 de junho de 2009

Declínio mental pode reduzir a vida dos idosos

-
Segundo um estudo publicado no Journal of the American Geriatrics Society, os idosos que sofrem de problemas de memória ou outros distúrbios da função cognitiva têm um risco superior de morrer em pouco tempo.
-
A equipa de investigadores britânicos afirmou que uma em cada cinco pessoas com mais de 65 anos de idade sofre de problemas cognitivos, existindo diversos factores, como o tabagismo ou a depressão, que podem estar envolvidos numa menor taxa de sobrevivência.
-
Foram analisados mais de 10 mil idosos, sendo que 13% deles tinha distúrbio cognitivo leve, e 2% de moderado a grave. Os resultados indicaram que aqueles com distúrbio cognitivo leve apresentavam um risco 31% superior de morrer comparativamente aos que não tinham esses problemas. O risco era 64% superior naqueles com distúrbios mais graves.
-
Os cientistas sublinham que, apesar de diversos estudos terem demonstrado que os níveis superiores de actividades sociais de pacientes com distúrbios cognitivos reduziam a mortalidade, tal efeito não se registava na mortalidade de pacientes com distúrbios cognitivos.
-
No entanto, eles afirmam que a vida social deve ser incentivada para todos os idosos como forma de melhorar a sua qualidade de vida.(farmacia.com.pt)
-