Investigadores norte-americanos referiram que níveis mais elevados de selénio no sangue podem piorar o cancro da próstata em alguns homens que já sofrem da doença.
-
Os investigadores do Instituto do Cancro Dana-Farber, em Boston, e da Universidade da Califórnia, em San Francisco, referiram que foi observado um risco mais elevado de um cancro da próstata mais agressivo nos homens com uma determinada variante de um gene, encontrada em cerca de 75 por cento dos pacientes com cancro da próstata deste estudo.
-
Nestes pacientes, ter um nível elevado de selénio no sangue foi associado a um risco duas vezes maior de piores resultados, em comparação com homens com quantidades menores de selénio.
-
Contrariamente, os 25 por cento dos homens com uma diferente variante do mesmo gene e que tinham níveis elevados de selénio apresentavam um risco 40 por cento menor de doença agressiva.As variantes são formas ligeiramente diferentes de um gene que instrui as células para produzirem a superóxido dismutase dependente do manganês, uma enzima que protege o organismo contra compostos de oxigénio prejudiciais.(farmacia.com.pt)
-