quinta-feira, 4 de junho de 2009

Malária está a tornar-se resistente aos fármacos

-
Cientistas internacionais, juntamente com a Organização Mundial de Saúde (OMS), afirmam ter encontrado dados que o parasita que provoca a malária está a tornar-se resistente aos medicamentos.
-
De acordo com os investigadores, esta resistência, notada no Camboja, tem que ser contida de forma urgente para evitar uma catástrofe global.
-
Os fármacos à base de artemesinia são os mais utilizados contra a forma mais comum e mortífera da malária, sendo normalmente capazes de eliminar os parasitas do sangue da pessoa infectada num prazo de dois ou três dias.
-
No entanto existem dois grupos de cientistas, que têm vindo a trabalhar em pesquisas separadas, que afirmam ter encontrado provas que a eliminação dos parasitas estaria a levar mais tempo em pacientes do oeste do Camboja.
-
Os cientistas acreditam que este aumento do prazo da eficácia do fármaco poderá ser um sinal do aparecimento de resistência ao medicamento, sendo por isso um motivo de preocupação a ter em conta.
-
De acordo com a OMS, um milhão de pessoas morre por ano devido à malária. Crianças, particularmente na África, têm um risco maior com a morte de uma criança pela doença a acontecer a cada 30 segundos.
-
Aproximadamente metade da população mundial, principalmente em países em desenvolvimento, estão expostas à doença, transmitida através de picadas de mosquito.(farmacia.com.pt)
-