terça-feira, 9 de junho de 2009

Reduzir consumo de hidratos de carbono pode ser benéfico para o colesterol

-
De acordo com um estudo publicado no Archives of Internal Medicine, recorrer a uma dieta rica em vegetais e pobre em hidratos de carbono pode ser uma boa forma de perder peso e reduzir os níveis de colesterol.
-
Segundo os autores, este tipo de alimentação pode ser até melhor do que as dietas pobres em gordura para o controle do colesterol.
-
Foram avaliadas 47 pessoas com excesso de peso e colesterol elevado, tendo os investigadores notado que aqueles que, durante quatro semanas, tiveram uma dieta pobre em hidratos de carbono (26%), 31% de proteínas e 43% de óleos vegetais tiveram uma perda de peso similar aos que recorreram a uma dieta de 58% hidratos, 16% proteína e 25% de gordura. No entanto, a dieta de restrição de proteínas reduzia os níveis do chamado "mau" colesterol (LDL).
-
A equipa de investigadores afirmou que as dietas pobres em hidratos de carbono, cuja fonte de proteína é animal, podem levar à perda de peso, mas sem reduzir o "colesterol mau". Assim, eles recomendam que essas fontes de proteínas sejam substituídas por vegetais.(farmacia.com.pt)
-