quinta-feira, 4 de junho de 2009

Níveis baixos de vitamina D associados a infecção durante a gravidez

-
Um relatório, publicado na “The Journal of Nutrition”, refere que as mulheres grávidas com deficiência de vitamina D podem apresentar um risco acrescido de desenvolver vaginose bacteriana, uma infecção vaginal que pode ter efeitos prejudiciais na gravidez.
-
A vaginose bacteriana é provocada por uma alteração das bactérias normalmente encontradas na vagina, que é perturbada por um crescimento acrescido de bactérias que normalmente não estão presentes. É a infecção vaginal mais comum nas mulheres em idade fértil e os sintomas incluem descarga, odor, dor, comichão e ardência.
-
A vaginose bacteriana, quando presente durante a gravidez, é conhecida por aumentar as probabilidades de parto prematuro.
-
A Dr. Lisa M. Bodnar, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, e colegas examinaram a associação entre o estado de vitamina D e a vaginose bacteriana no primeiro trimestre de gravidez em 469 mulheres.
-
A equipa descobriu que 41 por cento das mulheres tinham vaginose bacteriana e 52 por cento tinham níveis baixos de vitamina D. Análises posteriores demonstraram que os níveis de vitamina D eram mais baixos nas mulheres com vaginose bacteriana do que naquelas que não tinham a infecção.
-
Os investigadores descobriram ainda que os níveis baixos de vitamina D estavam relacionados com a vaginose bacteriana nas mulheres negras, mas não nas mulheres caucasianas. Contudo, isto pode explicar-se facilmente pelo facto de relativamente poucas mulheres caucasianas terem sido incluídas no estudo.
-
A equipa de investigação concluiu que as descobertas sugerem que a deficiência de vitamina D está associada à vaginose bacteriana, antes das 16 semanas de gravidez. Se as descobertas forem confirmadas noutros estudos, a deficiência de vitamina D pode explicar parcialmente as diferenças raciais observadas nas taxas de vaginose bacteriana e noutras complicações da gravidez. (farmacia.com.pt)
-