sábado, 27 de junho de 2009

Consumo elevado de soja reduz risco de doença pulmonar obstrutiva crónica

-
Resultados de um estudo, publicados na revista científica “Respiratory Research”, revelaram que as pessoas que consomem muitos produtos à base de soja não só apresentam um melhor funcionamento pulmonar, mas também são menos propensas a desenvolver doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e outros sintomas respiratórios.
-
Os investigadores da Universidade Curtin de Tecnologia, em Perth, na Austrália, dirigidos pelo Professor Andy Lee, trabalharam em conjunto com uma equipa de médicos pneumologistas para reunir 300 pacientes com DPOC de seis hospitais japoneses e 340 indivíduos de controlo.
-
De acordo com o Dr. Fumi Hirayama, co-autor do estudo, o consumo de soja estava correlacionado de forma positiva com o funcionamento pulmonar e estava inversamente associado ao risco de DPOC.
-
Tem sido sugerido que os flavonóides presentes nos alimentos de soja actuam como agentes anti-inflamatórios nos pulmões, que protegem os fumadores contra os carcinogénicos do tabaco. Contudo, são necessárias mais investigações para compreender o mecanismo biológico subjacente.
-
A soja é a base de muitos alimentos japoneses, incluindo o tofu, o nattô (feijão de soja fermentado), a sopa de miso, os rebentos de soja e o leite de soja. Tem sido afirmado que os alimentos à base de soja reduzem o colesterol e aliviam os sintomas da menopausa, mas este é o primeiro estudo que demonstra a associação entre o consumo de um alimento saudável e uma redução do risco de desenvolver doença pulmonar obstrutiva crónica.
-
A DPOC caracteriza-se por um progressivo declínio do funcionamento pulmonar e engloba bronquite crónica e enfisema. O tabagismo a longo prazo provoca quase 90 por cento dos casos de DPOC.
-
A investigação demonstrou apenas uma associação entre o consumo de soja e um menor risco de desenvolver a doença, sendo que a melhor forma de a evitar é abster-se por completo do tabaco.(farmacia.com.pt)
-