domingo, 14 de junho de 2009

Exercícios vigorosos em excesso podem ser prejudiciais para o coração

-
Os benefícios da actividade física para a saúde, principalmente para o coração, foram já comprovados por diversos estudos. No entanto, uma pesquisa efectuada pela Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, sugere que o aumento da frequência de exercícios vigorosos aumenta os riscos de fibrilação arterial, um tipo de arritmia cardíaca que pode levar à insuficiência cardíaca, derrame e coágulos.
-
O estudo analisou cerca de 17 mil homens saudáveis, tendo os investigadores observado que a prática de exercícios vigorosos entre cinco a sete dias por semana aumentava em 20% os riscos de fibrilação arterial, comparativamente aos que não realizavam actividades vigorosas.
-
Uma análise posterior dos que se exercitavam de forma vigorosa a associação foi aparentemente relevante apenas em homens com idade inferior a 50 anos (74% risco superior), e naqueles que praticavam corrida frequentemente (53%).
-
Os autores do estudo alertam, contudo, que por se tratar de um estudo observacional, os resultados não provam que este tipo de exercício é uma causa directa, sendo por isso aprofundar este tipo de pesquisas. (farmacia.com.pt)
-