sábado, 27 de junho de 2009

Lavar os dentes e utilizar fio dentário pode preservar a memória

-
Investigadores norte-americanos afirmam que lavar os dentes e utilizar fio dentário pode não só proteger as gengivas como também combater a falta de memória.
-
A equipa de investigadores administrou exames orais e testes de memória, e caso os pacientes concordassem, análises ao sangue em 270 pessoas com idades a partir dos 70 anos.
-
Os cientistas notaram que 23% daqueles que faziam parte do grupo sofrem de perda de memória ligeira a moderada.
-
"Estamos à procura de marcadores no sangue que revelem inflamação para averiguarmos se existe uma ligação a problemas de memória", afirmou Richard Crout, principal investigador.
-
Ainda não é perceptível se microorganismos presentes na boca podem causar problemas de saúde, ou se a causa é a resposta inflamatória por parte do organismo.
-
No entanto, a ligação entre a demência severa e doenças das gengivas já é conhecida, apesar dos responsáveis clínicos não notarem que este tipo de doença afecta a memória na maior parte das vezes.
-
"Pessoas mais velhas podem querer saber que existem mais razões para lavarem os dentes e utilizarem fio dentário para além de manter as suas bocas limpas", afirmou Richard Crout.
-
"Para além de conservarem os seus dentes, reduzem ainda o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou problemas de memória", concluiu o investigador.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: