sábado, 27 de junho de 2009

FDA recomenda aumentar advertências à rotulagem do fármaco mometasona inalável para a asma

-
Especialistas da agência norte-americana que regula os medicamentos (FDA) recomendaram o acrescento de advertências à rotulagem do fármaco mometasona, na forma de pó para inalação, para o tratamento da asma, após terem recebido alertas sobre efeitos adverso.
-
O fármaco mometasona, pó para inalação, que é comercializado em Portugal como Asmanex Twisthaler, Elovent Twisthaler e Prospiril Twisthaler, está entre diversos fármacos tencionados para serem revistos por um painel de aconselhamento pediátrico da FDA, que se reúne para rever rotineiramente os relatos de eventos adversos de fármacos para crianças aprovados ou em desenvolvimento.
-
Num memorando publicado no website da FDA, os especialistas referiram que uma revisão dos relatórios de efeitos adversos da mometasona não identificou eventos exclusivos da população pediátrica. Contudo, recomendaram que a secção de alertas da rotulagem do fármaco fosse expandida para referir eventos de hipersensibilidade imediatos, ou reacções alérgicas.
-
O memorando refere ainda que um alerta deste género está incluído para outros fármacos para a asma, incluindo o fármaco combinado de fluticasona + salmeterol e o de budesonida + formoterol.
-
A mometasona inalável é um pó para inalação que liberta o medicamento directamente para os pulmões, quando tal é necessário.
-
O furoato de mometasona pertence a um grupo de medicamentos designados por corticosteróides,também vulgarmente conhecidos por esteróides. Os corticosteróides são utilizados para prevenir crises de asma, pois possuem um efeito anti-inflamatório. Estes medicamentos reduzem o inchaço e a irritação que seobservam nas paredes das pequenas vias aéreas nos pulmões. Estes efeitos aliviam os problemasrespiratórios.
-
Os corticosteróides não devem ser confundidos com os esteróides "anabolizantes" que são incorrectamente utilizados por alguns atletas e administrados por via oral ou injectável. (farmacia.com.pt)
-