quinta-feira, 18 de junho de 2009

Estatinas podem não ajudar a reduzir o risco de pneumonia

-
Num estudo publicado na revista científica “British Medical Journal” uma investigadora norte-americana refutou a alegação de que as estatinas possam ajudar a reduzir o risco de pneumonia.
-
A Dra. Sascha Dublin, do Grupo Centro de Saúde para Estudos da Saúde, em Seattle, descobriu que o risco de pneumonia era, se alguma coisa, ligeiramente mais elevado, cerca de 26 por cento, nas pessoas que utilizavam estatinas, em comparação com aquelas que não utilizavam fármacos para baixar o colesterol, tal como a atorvastatina.
-
A Dra. Dublin referiu que, como médica, é fã das estatinas pelo que estas têm comprovado fazer, como baixar o colesterol e o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC), tanto nas pessoas que tiveram alguma destas doenças como naquelas que estão em risco de as vir a sofrer.
-
A investigadora revelou que a discrepância entre este estudo, que envolveu mais de 3 mil pacientes, e estudos anteriores pode ser devida a tendências dos utilizadores saudáveis.
-
Por outras palavras, em comparação com as pessoas que não tomam estatinas, aquelas que as tomam podem ser mais saudáveis e ter hábitos mais saudáveis que reduzem os riscos de doenças não relacionadas, tais como a pneumonia.
-
Os pacientes neste estudo que estavam a tomar estatinas eram menos frágeis e tinham menos probabilidades de serem fumadores ou sofrerem demência. Também tinham mais probabilidade de estarem vacinados contra a gripe ou pneumonia pneumocócica. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: