quinta-feira, 18 de junho de 2009

Fármaco quimioterápico pode ajudar a tratar problemas de pele pré-cancerígenos

-
Um novo relatório revelou que uma versão em creme de um fármaco quimioterápico intravenoso, o fluorouracilo, poderá ser utilizada para combater os danos de pele causados pelos anos de exposição ao sol.
-
A Dr. Dana L. Sachs, da Universidade do Michigan, em Ann Arbor, e colegas, referiram que o medicamento, o fluorouracilo, pode também ajudar a reduzir o número de lesões cutâneas potencialmente pré-cancerígenas, denominadas queratoses actínicas.
-
O fluorouracilo faz com que o organismo deixe de produzir timina, um componente do ADN. Este fármaco é utilizado para tratar cancros do cólon, da cabeça e pescoço, do pâncreas, entre outros.
-
No estudo, publicado na "Archives of Dermatology”, os investigadores avaliaram as alterações moleculares e clínicas na pele de 21 pessoas saudáveis, com idades entre os 56 e os 85 anos, com queratoses actínicas e danos solares, que foram tratadas com um creme com 5 por cento de fluorouracilo durante duas semanas.
-
Foram observadas uma diminuição de cerca de 90 por cento no número de queratoses actínicas e uma melhoria de sintomas como rugas e pele amarelada. A maioria dos participantes referiu que estava disposta a submeter-se novamente ao tratamento, embora a medicação provoque inflamação temporária e descoloração da pele.
-
Os autores realçaram que outros medicamentos similares ao fluorouracilo também têm a probabilidade de restaurar a pele danificada pelo sol. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: