quinta-feira, 4 de junho de 2009

Estudo: Fármacos antidepressivos não ajudam no tratamento do autismo

-
Investigadores norte-americanos descobriram que o fármaco antidepressivo citalopram não demonstrou ser melhor do que o placebo no tratamento do comportamento autista, como andar às voltas ou balançar-se.
-
O ensaio clínico de 12 semanas envolveu 149 crianças, entre os 5 e os 17 anos, e foi dirigido pelo Instituto Feinstein para a Investigação Médica, em Manhasset, Nova Iorque.
-
Os investigadores sugeriram que o estudo, publicado na “Archives of General Psychiatry”, deve servir para reduzir o número de prescrições de antidepressivos passadas para crianças com autismo ou perturbações similares do espectro do autismo.
-
O Dr. Joel Bregman referiu que não se pode confiar em aparentes semalhanças com outras condições e experiências clínicas para guiar as estratégias de tratamento. Este foi um ensaio clínico alargado que demonstrou que esta classe de medicamentos não é efectiva na redução destes comportamentos.
-
O investigador observou ainda que a resposta ao placebo foi muito elevada. Em ambos os grupos, uma em cada três crianças, 32,9 por cento das crianças tratadas com citalopram e 34,2 por cento tratadas com placebo, apresentou menos sintomas ou menos severos.
-
O autismo
-
O autismo é uma perturbação na qual as crianças pequenas são incapazes de estabelecer relações sociais normais, comportam-se de maneira compulsiva e ritual e, em geral, não desenvolvem uma inteligência normal. Contudo, a sua causa é desconhecida.
-
Os indícios do autismo habitualmente aparecem no primeiro ano de vida, mas sempre antes dos 3 anos. A perturbação é de duas a quatro vezes mais frequente no sexo masculino do que no feminino.
-
Embora na maioria dos casos não tenha causa óbvia, alguns podem relacionar-se com uma infecção viral (por exemplo, rubéola congénita ou doença de inclusão citomegálica), fenilcetonúria (carência hereditária de enzimas) ou a síndroma de X frágil (perturbação cromossómica).(farmacia.com.pt)
-
Fontes: United Press International, Manual Merck
-

Sem comentários: