sábado, 27 de junho de 2009

Hormona pode melhorar tratamento para a diabetes

-
Biomarcador pode predizer a forma com os pacientes com diabetes tipo 2 respondem aos medicamentos.
-
Segundo investigadores norte-americanos, a hormona adiponectina pode ser um biomarcador eficaz no tratamento da diabetes tipo 2. A adiponectina é uma hormona metabólica que regula diversos processos, incluindo a regulação da glicose e metabolismo da gordura na produção de energia.
-
Estudos realizados anteriormente já haviam descoberto uma associação entre a adiponectina e a sensibilidade à insulina. Este novo estudo descobriu que os níveis da hormona em pacientes com diabetes tipo 2 ajudavam a predizer a forma como os pacientes respondiam a certos tipos de fármacos para a doença.
-
A análise dos dados por parte dos investigadores revelou que os níveis de adiponectina no sangue eram capazes de predizer a activação de receptores denominados por PPAR's (receptores activados por proliferadores peroxisomais), que assistem os genes que contribuem na resposta das células à insulina.
-
Estes resultados sugerem um possível uso da adiponectina como um biomarcador utilizado para monitorizar a tolerância à glicose, bem como predizer a resposta dos pacientes a certos medicamentos para a diabetes denominados por tiazolidinedionas.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: