domingo, 14 de junho de 2009

Dormir pouco aumenta a pressão arterial

-
Cientistas norte-americanos associam uma boa noite de sono a níveis mais reduzidos da pressão arterial.
-
O estudo avaliou 578 adultos de meia-idade que tiveram a sua pressão arterial medida entre 2000 e 2001, e novamente entre 2005 e 2006. Os participantes foram submetidos a avaliações do sono através de um dispositivo colocado no punho durante três dias consecutivos de 2003 a 2005.
-
Os resultados demonstraram que, após exclusão dos pacientes que estavam a ser medicados para a hipertensão, uma duração menor do sono, juntamente como uma pior qualidade do mesmo, eram indicadores de um maior risco de elevação da pressão arterial sistólica e diastólica ao longo do tempo.
-
A pouca duração do sono estava ainda associada a um aumento do risco de desenvolvimento da hipertensão arterial. Por cada hora a menos de sono foi observado um aumento do risco relativo da incidência de hipertensão arterial em 37%.
-
"A perda do sono pode levar a um aumento crónico da actividade do sistema nervoso simpático, levando à libertação de adrenalina, o que causaria um aumento da pressão arterial", afirmaram os investigadores.
-
Este é o primeiro estudo a obter medidas objectivas de duração e qualidade do sono através de uma grande amostra de adultos, revelando as associações entre um sono menos efectivo, efeitos adversos sobre a regulação da pressão arterial e o risco de hipertensão arterial futura em adultos.(farmacia.com.pt)
-