terça-feira, 9 de junho de 2009

Férias: Especialistas recomendam viajar com antidiarreicos, analgésicos e material de desinfecção

-
A Associação para o Autocuidado da Saúde espanhola (ANEFP) recomenda preparar uma pequena farmácia de viagem para as férias que inclua, entre outras coisas, antidiarreicos, analgésicos e material de desinfecção, para evitar complicações como queimaduras, picadas ou transtornos gastrointestinais.
-
De acordo com a ANEFP, entre os problemas mais habituais que ocorrem no Verão encontram-se as diarreias e a obstipação, provocadas em grande medida pelo descuido dos hábitos de alimentação normais e pela ingestão de alimentos que podem não estar em bom estado, devido ao calor, e de água que nem sempre está convenientemente potável ou à qual o organismo não está acostumado.
-
Assim, os especialistas aconselham, sempre que se realizem viagens, especialmente se o destino for um lugar exótico, a ter à mão um antidiarreico e algum soro de reidratação oral e, se se sofrer de obstipação, um laxante. Além disso, para prevenir estes problemas, recomendam a ingestão de alimentos apenas em estabelecimentos que ofereçam garantias de higiene e qualidade, beber água engarrafada e evitar os sumos naturais, a não ser que sejam preparados à nossa frente.
-
Em relação ao restante material a incluir na farmácia de viagem, o director geral da ANEFP, o Dr. Rafael García Gutiérrez, recomendou levar analgésicos, para as dores de cabeça e musculares; antiácidos, para os problemas de acidez e indigestão; repelentes de insectos, para evitar picadas, e material para curativos, como compressas de gaze, algodão, pensos rápidos, ligaduras e álcool.
-
No que diz respeito às queimaduras solares, o Dr. García Gutiérrez sublinhou a importância de incluir um protector solar adequado para nosso tipo de pele, que evite queimaduras e problemas sérios de saúde. Neste sentido, destacou que é preciso evitar a exposição ao sol nas horas de mais calor, especialmente entre as 11 e as 16 horas, e aplicar um protector solar apropriado a cada tipo de pele.
-
Também costumam ser habituais os enjoos, quando se viaja de carro, pelo que a ANEFP recomenda levar produtos para preveni-los, que se podem obter em forma de comprimidos, pastilhas elásticas e supositórios e inclusive em xarope para os mais pequenos.
-
Os medicamentos, que devem ser incluídos numa farmácia básica de viagem, podem ser obtidos numa farmácia sem a necessidade de receita médica, uma vez que estão destinados precisamente à prevenção e ao alívio de moléstias leves.
-
Contudo, aos problemas já referidos devem ser acrescentadas as condições de higiene do país de destino, que nem sempre são as melhores, as dificuldades para aceder aos serviços sanitários, o alcance da rede farmacêutica e a possibilidade de que o medicamento que estamos habituados a tomar para tratar, por exemplo, as dores ou a febre não esteja disponível ou seja comercializado com um nome diferente.(farmacia.com.pt)
-