sábado, 8 de março de 2008

Atenção ao Ruído nocturno


Ruído nocturno pode fazer subir tensão arterial durante o sono
-
O ruído nocturno pode aumentar a tensão arterial de uma pessoa, revela um estudo publicado esta quarta-feira num jornal de Saúde. O médico Victor Gil sustentou que um sono pouco repousante tem «implicações» na Saúde.
-
O ruído nocturno produzido por aviões, pelo trânsito rodoviário ou pelo ressonar pode aumentar a tensão arterial de uma pessoa, mesmo sem a despertar, revela um estudo publicado esta quarta-feira no European Heart Journal.
-
Para chegarem a esta conclusão, investigadores do Imperial College de Londres e de outras instituições europeias monitorizaram o sono de cinco mil voluntários residentes perto de seis grandes aeroportos europeus.
-
Os cientistas verificaram que a tensão arterial dos voluntários aumentava significativamente quando estes experimentavam um «acontecimento nocturno» - um ruído superior a 35 decibéis.
-
«Algumas elevações da pressão arterial pouco explicadas estão ligadas a perturbações no sono», disse à TSF o director do serviço de Cardiologia do Hospital Amadora Sintra, frisando que o «sono é um mecanismo de protecção do organismo extremamente importante».
-
Victor Gil sublinhou que «quando o sono não é absolutamente repousante, a pessoa por vezes acorda com a sensação de estar mais cansada do que quando se deitou», o que tem «implicações para a Saúde».
-
Para o médico, é evidente que a pressão arterial está associada ao risco de doenças cardiovasculares, mas «não é demonstrado neste estudo» que «o ruído eleva a pressão arterial e que nesses doentes vai haver maior risco cardiovascular».
-
O estudo agora divulgado insere-se num projecto europeu de quatro anos e envolve mil voluntários residentes perto de seis grandes aeroportos, entre os quais os de Berlim, Atenas e Estocolmo.
-
Em Portugal, o Regulamento Geral do Ruído, em vigor desde Maio de 2002, proibiu aterragens e descolagens durante a noite, nomeadamente nos Aeroportos de Faro, Açores e no da ilha madeirense de Porto Santo. (TSF)
-
Nos aeroportos de Lisboa Porto e Funchal, o número de voos é limitado entre a meia-noite e as 6:00 horas.

Sem comentários: