domingo, 9 de março de 2008

GRIPE: Medicamentos publicitados não recomendados

Prontuário Terapêutico
Gripe: Medicamentos publicitados não recomendados
-
O uso de alguns dos medicamentos mais publicitados para curar gripes e constipações não são recomendados, segundo refere o Prontuário Terapêutico que serve como guia aos medicamentos. A autoridade do medicamento justifica este aviso, mencionado que existem no mercado alternativas mais adequadas.
-
A advertência surge em referência a uma dezena de medicamentos habitualmente usados para circunstâncias de gripe, entre os quais as marcas Ilvico, Antigripinne, Cêgripe ou Griponal.
-
Em resposta a este facto avançado pelo guia terapêutico, o Infarmed, a autoridade da farmácia e do medicamento, explica que esta referência não significa que o medicamento não possa ser utilizado, ou que constitua um problema para a saúde pública ou que tenha de ser retirado do mercado.
-
O Infarmed explica ainda que os peritos que elaboraram aquele Prontuário consideram que existem no mercado alternativas mais adequadas a esses medicamentos.
-
A maioria dos medicamentos publicitados para combater gripes ou constipações são combinações de paracetamol (que alivia a dor e a febre), com outras substâncioas activas, como cafeína, ácido ascóbico ou codeína.
-
Os peritos responsáveis pelo Prontuário Terapêutico defendem que quando uma substância activa é eficaz deve ser usada isoladamente e não em associação. (Correio da Manhã)

Sem comentários: