domingo, 30 de março de 2008

Mulheres mais velhas têm mais dificuldade em preservar o músculo que os homens



Estudo afirma que a diferença aparenta estar na forma com o corpo reage a uma determinada proteína.

Manter o corpo em boa forma é mais difícil para as mulheres mais velhas do que os homens devido à dificuldade que revelam em substituir músculo que se perdeu naturalmente à medida que envelhecem.

Um estudo efectuado em 29 homens e mulheres saudáveis com idades compreendidas entre os 65 e os 80 anos sugere que as mulheres têm uma capacidade inferior de utilizar uma proteína indicada para a construção da massa muscular. A diferença prende-se na forma como ambos os sexos reagem à comida, podendo este facto ser explicado através das mudanças hormonais devido à menopausa. No entanto, esta diferença não se encontra presente em mulheres e homens mais novos.
"Ninguém havia descoberto quaisquer diferenças mecânicas entre mulheres e homens no que diz respeito à perda de massa muscular. Isto representa uma descoberta significante para a manutenção de uma melhor saúde em idades mais avançadas", afirmou Michael Rennie, professor de Fisiologia Clínica na Universidade de Nottingham.

-Estas descobertas revelam o quão importante se torna para as mulheres mais velhas de consumirem diversos alimentos ricos em proteína, tais como ovos, peixe e galinha, bem como efectuar diversos exercícios de resistência, como o levantamento de pesos.

"Em vez de comerem mais, as pessoas mais velhas devem concentrar-se em comer uma proporção superior de proteína nas suas dietas diariamente. Juntamente com a prática de exercício, deve ser suficiente para reduzir a perda de músculo com o passar do tempo", afirmou Rennie.

Os investigadores notaram que a manutenção da massa muscular é essencial para reduzir o risco de quedas, uma das maiores causas de morte em adultos de idade avançada. Após os 50 anos, as pessoas chegam a perder até 0.4% de massa muscular anualmente.

As mulheres encontram-se em maior risco pois têm menos massa muscular e mais gordura do que os homens durante a meia-idade, o que significa que se encontram na fase de "perigo" de ficarem mais frágeis a partir dos 50 anos. (Farmácia)

Sem comentários: