quarta-feira, 5 de março de 2008

Obesidade




Maioria dos doentes não é tratada


Nove em cada dez portugueses com excesso de peso ou obesos não são tratados, correndo um risco elevado de problemas cardiovasculares.

Os dados são do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde e revelam que apenas 38% dos doentes com obesidade grave recorrem a ajuda médica.

Os números que não surpreendem Jácome de Castro, endocrinologista do Hospital Militar de Lisboa, para quem a obesidade ainda não é olhada como uma doença.

“Grande parte das pessoas ainda não procura os médicos pela obesidade. É muito frequente vermos doentes que nos procuram por doenças da diabetes, da tiróide, da supra-renal, e que têm obesidade, mas para eles não é um problema”, descreve, sublinhando que “há médicos, tal como há doentes, que não estão ainda verdadeiramente sensibilizados para este problema”.

Jácome de Castro diz, por isso, que há que fazer “uma ponte para pensar que a obesidade é uma doença crónica e perigosa”.

O excesso de peso, alerta, “condiciona o aparecimento da diabetes, da hipertensão, do colesterol alto, faz aumentar o risco do enfarte do miocárdio, aumenta as mortes por doença cardíaca e aumenta as mortes por acidente vascular cerebral”. (Rádio Renascença)

Sem comentários: