segunda-feira, 10 de março de 2008

Um em cada três portugueses sofre de síndrome metabólica

“Um em cada três portugueses sofre de síndrome metabólica”
-
A organização da pneumologia, a apneia do sono e o síndrome metabólico foram alguns dos temas que estiveram hoje em debate no 15º Congresso de Pneumologia do Norte que decorre no Hotel Porto Palácio, na cidade do Porto, até dia 8 de Março.
-
Não há números certos no que respeita aos doentes afectados pela apneia do sono. Esta doença, que é desconhecida pela maior parte da população, está subdiagnosticada e é subavaliada pela classe médica. Estima-se, no entanto, que entre 2 e 4% da população adulta portuguesa sofra de apneia do sono, sendo os obesos com mais de 40 anos os principais afectados. O crescimento do número de doentes obrigou já a que os serviços de saúde tomassem algumas medidas e reorganizassem a área da pneumologia, como explica Agostinho Marques, presidente deste congresso e director da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e do serviço de Pneumologia do Hospital de S. João: “Há alguns anos a apneia do sono não fazia parte das nossas preocupações. Em poucos anos, o crescimento da procura foi tão grande que obrigou a afectar médicos para trabalho exclusivo neste sector, tornando-se o maior grupo de doentes a procurar o serviço de Pneumologia.”
-
Segundo Cristina Gravina, assistente hospitalar de Cardiologia do Hospital de São João, há a possibilidade de existir uma relação entre a apneia do sono e a síndrome metabólica. No entanto, algumas investigações comprovam que “a apneia do sono em si é um factor independente de risco para síndrome metabólica, como tal os doentes que sofrem de apneia do sono têm riscos acrescidos relativamente ao aparecimento de doenças cardiovasculares”.
-
Para a especialista «alguns estudos científicos indicam que a situação em Portugal está a crescer, calculando-se que um em cada três portugueses sofre de síndrome metabólica”A síndrome metabólica foi referida pela primeira vez na década de 40 e está a receber cada vez mais atenção da classe médica. Obesidade, hipertensão, colesterol elevado e o aumento do perímetro abdominal são alguns dos os factores que conduzem ao diagnóstico da doença e, consequentemente, aumentam a probabilidade da ocorrência de doenças cardiovasculares.
-
O dia de amanhã será marcado pelas XXVI Jornadas Galaico-Durienses de Pneumologia, que estão integradas no programa do congresso. As jornadas com especialistas portugueses e espanhóis procuram promover a discussão em conjunto com especialistas de Espanha, onde a Lei do tabaco entrou em vigor mais cedo e também com grande eficácia. “Esta discussão é vital para o acerto de estratégias entre especialistas uma vez que os pneumologistas estão na frente de combate pela saúde, responsáveis pelas primeiras consultas de cessação tabágica no País”, refere Agostinho Marques.
-
A organização do XV Congresso de Pneumologia do Norte pode disponibilizar contactos de especialistas para entrevistas sobre cada um dos temas abordados, bem como gráficos de apoio e estudos sobre a situação de algumas das patologias referenciadas neste congresso. Até 8 de Março estará à disposição dos meios de comunicação social um Gabinete de Imprensa, no Hotel Porto Palácio, durante o horário dos trabalhos do congresso. (Farmácia)

Sem comentários: