sexta-feira, 7 de março de 2008

INEM - má gestão no socorro

Emergência deficiente revela má gestão de socorro no INEM
-
A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Vila Franca de Xira não prestou o socorro imediato ao homem de 51 anos, que viria a falecer enquanto aguardava por aquele apoio-pré-hospitalar, em Samora Correia (Benavente), porque se encontrava, simultaneamente, a caminho de uma outra ocorrência, em Glória do Ribatejo. Serviço para o qual o INEM não activou a VMER de Santarém, responsável por aquela área e que se encontrava operacional.
-
A viatura de Vila Franca, que dista a apenas 10 quilómetros de Samora, acabou por responder às ordens do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), realizando o primeiro socorro. Só chegou a Samora Correia 40 minutos após a chamada da família da vítima para o 112 (pelas 23.35 horas) e devido ao apelo lançado ao CODU pelos bombeiros de Samora Correia.
-
"Quando a nossa segunda ambulância se deslocou ao local é que finalmente a VMER de Vila Franca apareceu. Mas foi preciso pedirmos a sua presença. Soubemos então que a viatura teve de fazer um socorro num sítio que era mais perto da VMER de Santarém", disse, ao JN, Miguel Cardia, comandante dos bombeiros. Segundo este responsável, a viatura pré-hospitalar escalabitana manteve-se parada na base durante toda a noite no hospital distrital, apesar da proximidade de Glória do Ribatejo.
-
Versão que contradiz a explicação do porta-voz do INEM, Pedro Coelho dos Santos, segundo o qual tais serviços "não terão levado mais de 15 minutos", remetendo outras explicações para depois da conclusão do inquérito ao incidente que aquela entidade decidiu abrir.
-
Após ter percorrido 42 quilómetros até uma aldeia em pleno distrito de Santarém, a VMER de Vila Franca levou então mais de 15 minutos a percorrer idêntica distância até Samora, onde chegou já passava da meia-noite. Um atraso daquela unidade de emergência especializada que foi confirmado, ontem, pela família e vizinhos da vítima, Jorge Bento, cirurgião.
-
Fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém revelou, ao JN, que a VMER de Santarém "inexplicavelmente não foi accionada pelo CODU para Glória do Ribatejo". "Teve de ser Vila Franca a respondender a esse serviço e a deslocar-se para o outro, em Samora, logo depois, perdendo muito tempo", adiantou a mesma fonte.
-
Relembre-se que, naquela noite, o INEM também activou erradamente os bombeiros de Almeirim para responderem ao pedido de socorro feito pelo filho do médico falecido. A família vive somente a 400 metros dos bombeiros de Samora Correia. (Jornal de Notícias)

Sem comentários: