quarta-feira, 19 de março de 2008

Estudo: Dieta vegetariana contra a artrite

Estudo: Dieta vegetariana contra a artrite
-
Estudo sugere que os pacientes com artrite reumatóide podem reduzir o risco de sofrerem ataques cardíacos através de uma dieta rica em vegetais.
-
Ataques cardíacos e enfartes encontram-se entre as causas mais frequentes de morte para os doentes com artrite reumatóide, devido à inflamação que a doença provoca nas artérias.
-
No entanto, um estudo efectuado revelou que aqueles que seguíam uma dieta rica em vegetais apresentavam valores mais reduzidos de "mau" colesterol.
-
A pesquisa foi efectuada por investigadores do Instituto Karolinskta, em Estocolmo, Suécia. Foram colocados 38 voluntários a fazer uma dieta na qual a proteína representava 10% da dose diária de energia, 60% de hidratos de carbono e 30% de gorduras. A dieta incluía nozes, sementes de girassol, fruta, vegetais e milho. Leite de sésamo era ainda utilizado como fonte de cálcio.
-
Um grupo de 28 voluntários seguíram uma dieta semelhante através das mesmas proporções de proteína, hidratos de carbono e gorduras, recorrendo a outro tipo de cereais ricos em glúten que não foram utilizados nos outros voluntários.Aqueles que seguíram a dieta vegetariana demonstraram uma diminuição do nível geral de colesterol, nomeadamente na redução da quantidade de lipoproteínas de baixa densidade, conhecidas como "mau" colesterol.
-
Os cientistas acreditam que o estudo veio apresentar um grande número de provas que este tipo de dieta é benéfica no que diz respeito à prevenção do bloqueio das artérias e doenças cardiovasculares. Após um período de 12 meses, os investigadores constaram ainda que a dieta vegetariana foi responsável pela diminuição do índice de massa corporal (IMC) nos voluntários.
-
Apesar dos claros benefícios que este tipo de dieta apresenta, nomeadamente na redução do nível de colesterol, poderá, no entanto, não ter os nutrientes considerados fundamentais para o organismo só por si. (Farmácia)

Sem comentários: