quarta-feira, 12 de março de 2008

Poluição altera funções cerebrais

-
Investigadores holandeses sugerem que a inalação de fumos durante uma hora não só provoca dores de cabeça, como também pode alterar determinadas funções do cérebro.
-
Os cientistas já sabiam que as nanopartículas atingiam o cérebro quando inaladas, mas esta é a primeira vez que é sugerido que estas alteram a forma como processamos a informação.
-
Os investigadores procuraram criar uma réplica do tipo de ambiente experienciado por aqueles que trabalham em garagens ou junto às estradas, recorrendo a dez voluntários, fechados em compartimentos com ar puro ou gases provenientes de um motor diesel.
-
Os voluntários estavam ligados a um electrocardiógrafo, aparelho utilizado na realização de electrocardiogramas, sendo essa ligação feita durante e uma hora após a exposição.
-
Após trinta minutos, os cérebros daqueles que estavam na sala "poluída" apresentaram dados no ECG que indicavam ter havido algum tipo de alteração na forma como processavam informação no córtex cerebral.
-
"Apenas podemos especular sobre as consequências que destes efeitos podem sugerir devido à exposição crónica à poluição do ar encontrada nas grandes cidades", afirmou Paul Borm, investigador líder do estudo.
-
"É provável que a exposição a longo prazo a este tipo de nanopartículas possa interferir com as funções normais do cérebro e processamento de informação, sendo necessários estudos mais aprofundados para explorar este efeito", concluiu.(Farmácia)

Sem comentários: