quarta-feira, 19 de março de 2008

Oftalmologia

Serviço de Oftalmologia a bom ritmo no Barlavento
-
Em 2007 foram realizadas mais de 8 mil consultas na especialidade de Oftalmologia, no Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, tendo sido alvos de intervenção mais de 1500 doentes.
Uma equipa de quatro médicos assegurou, em 2007, 8690 consultas de Oftalmologia, 40 por cento das quais foram primeiras consultas.
-
No mesmo ano, 1507 doentes foram alvo de intervenções cirúrgicas, das quais 1334 corresponderam a tratamento de cataratas.
-
O Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA) refere em comunicado que “salvo raras excepções, o tempo global de espera do doente entre o momento em que o seu médico de família pede a consulta de especialidade e a intervenção cirúrgica foi sempre muito inferior a 1 ano (os tempos mais frequentes foram entre 6 e 8 meses)”.
-
Recorda-se que o compromisso do Serviço de Oftalmologia do CHBA em Setembro de 2006 era garantir um ano como tempo máximo de espera.
-
Situação de habitantes de Aljezur
-
No sentido de clarificar notícias recente que indicavam um eventual problema de acesso ao Serviço de Oftalmologia por parte dos habitantes de Aljezur, o CHBA refere que existem actualmente “15 doentes deste concelho a aguardar marcação de consulta sendo que a referência mais antiga do Centro de saúde é de 6 de Dezembro de 2007”.
-
Estão também 18 doentes a aguardar cirurgia, um dos quais já tem intervenção agendada. As propostas mais antigas para cirurgia destes doentes remontam a Novembro de 2007.
-
O CHBA conclui referindo que seis dos doentes de Aljezur a aguardar cirurgia, serão intervencionados ao segundo olho depois de, com sucesso, terem sido alvo de uma primeira cirurgia ente o mês de Outubro de 2007 e Março de 2008. (Observatório do Algarve)

Sem comentários: