terça-feira, 25 de março de 2008

Tratamento da tuberculose


Doentes tratados à força
-
Os profissionais dos centros de saúde e do apoio domiciliário devem ir à procura dos doentes com tuberculose multirresistente que faltem à toma directa dos medicamentos, anunciou ontem a ministra da Saúde, Ana Jorge.
-
A ministra, que falava no final da sessão que assinalou o Dia Mundial da Tuberculose (interdita aos jornalistas), sublinhou que esta é uma das medidas que visam diminuir a taxa de incidência da doença no País, um objectivo que pretende uma aproximação à média europeia, ou seja, baixar dos actuais 25,7 casos por cem mil habitantes para os 18 casos por cem mil nos próximos três anos.
-
"O internamento compulsivo dos doentes não é possível, uma vez que a legislação portuguesa não o permite. Porém, quando um doente não comparece na toma directa da terapêutica, os profissionais de saúde e as equipas do apoio domiciliário devem ir à procura dele para que seja tratado e para rastrear os conviventes", declarou Ana Jorge.
-
A governante salientou ainda a importância do acompanhamento de proximidade, no qual os profissionais de Saúde podem registar a presença dos doentes e asseguram o tratamento, bem como do Centro de Referência Nacional, que realiza estudos de prevalência, acompanha casos, constitui equipas regionais e garante o acompanhamento dos doentes.
-
MENOS CASOS
-
A ministra da Saúde sublinhou que a luta contra a tuberculose não pode abrandar, pois apesar da redução da taxa de incidência da doença em 14 por cento, de 2006 para 2007, "a forma multirresistente ainda tem uma expressão muito elevada, especialmente na Área Metropolitana de Lisboa".
-
A responsável salientou que a estratégia da Organização Mundial de Saúde quanto à toma directa tem permitido alguns resultados nos grupos de risco, mas reconhece que "é difícil" actuar junto dos toxicodependentes. "Por isso é preciso a intervenção dos serviços locais, centros de saúde, porque é necessário que a toma directa seja cumprida.
-
"A incidência da tuberculose junto da população imigrante também é significativa, pelo que na luta contra a doença "não se pode descurar as comunidades mais vulneráveis".
-
Por outro lado, o combate da co-infecção tuberculose VIH/sida, que representa actualmente 13,6 por cento do total dos casos – é o maior valor na Europa – também foi sublinhado pelos especialistas presentes na sessão evocativa do Dia Mundial da Tuberculose. Oitenta por cento destes casos está concentrado nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.A distribuição geográfica é assimétrica, registando-se uma maior incidência nos distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Lisboa, Setúbal e Faro.
-
A idade média dos doentes situa-se entre os 35 e os 44 anos. A descida da incidência é mais acentuada entre adultos jovens, o que traduz um controlo mais efectivo da infecção.
-
DENGUE PODE SURGIR NO PAÍS
-
O director-geral da Saúde, Francisco George, afirmou que não há casos de dengue em Portugal, mas a situação é vista com preocupação, uma vez que a doença pode vir a ser manifestada pelos turistas portugueses ou imigrantes brasileiros, dado que tem um período de incubação de duas semanas. Transmite-se por picada de mosquitos infectados com o vírus e não é contagiosa.
-
Os sintomas da doença surgem entre três a 14 dias e são febre, dores na cabeça, nos músculos ou nas articulações, vómitos, manchas vermelhas na pele e mais raramente hemorragias.
-
A Direcção-Geral da Saúde aconselha os viajantes provenientes das áreas afectadas (sobretudo Rio de Janeiro) que apresentem alguns sintomas nas duas semanas seguintes à data de regresso a contactarem a linha Saúde Pública 808 242 424.
-
APONTAMENTOS
-
HOMENS INFECTADOS Na relação entre géneros os homens registam o dobro dos diagnósticos, quer entre cidadãos nacionais quer imigrantes.
-
MULTIRESISTÊNCIA A tuberculose multirresistente é a maior ameaça da doença e acontece quando o bacilo é resistente a pelo menos dois dos medicamentos mais importantes para o tratamento. A forma extensivamente resistente é designada por XDR.
-
INTERRUPÇÃO A resistência à doença desenvolve-se no organismo quando o doente interrompe o tratamento, que normalmente dura cerca de um ano.
-
OBJECTIVOS Os objectivos prioritários do Plano Nacional da Tuberculose são a detecção de pelo menos 70% dos casos e a cura de 80% ou mais após um ano.
-
NÚMEROS 2916 doentes foram diagnosticados em Portugal em 2007. Destes, 2595 (89%) são cidadãos nacionais e 321 imigrantes.9 milhões de novos casos surgem todos os anos no Mundo, em especial no Sudeste Asiático e na África Subsariana.70 mil doentes desenvolvem multirresistência todos os anos na Europa, sendo por isso potencialmente incuráveis.1,5 milhões de doentes morrem todos os anos na Europa devido à tuberculose, o que dá uma média de sete mortes por hora.87 806 casos de tuberculose notificados na UE (a 27 países) em 2006, o que corresponde a uma taxa de 17,8%.74 % dos doentes tem os pulmões atingidos e de entre estes 7% tem lesões noutros órgãos.96 crianças (com menos de 15 anos) foram diagnosticadas com a doença em Portugal em 2007. 39 têm menos de cinco anos. (Correio da Manhã)

Sem comentários: