terça-feira, 4 de março de 2008

Cirurgia do ambulatório em crescimento

Cirurgia de ambulatório em crescimento
-
A cirurgia de ambulatório vai tornar-se prática corrente nos hospitais portugueses, apesar de o país ainda estar longe da média europeia. A convicção é do presidente da Comissão Nacional para o Desenvolvimento da Cirurgia de Ambulatório (CNADCA), Fernando Araújo, também vice-presidente da Administração Regional de Saúde do Norte.
-
Na cirurgia de ambulatório, o utente é operado e regressa a casa no mesmo dia para fazer a recuperação."Estou muito optimista, pois os responsáveis hospitalares e os profissionais de saúde estão a perceber que é a cirurgia de futuro", disse o responsável, após uma visita ao Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira.
-
A CNADCA têm vindo a visitar vários hospitais, para preparar recomendações que irão remeter ao Ministério da Saúde. O objectivo é levar as unidades hospitalares a apostar mais neste tipo de cirurgia. "Apesar de ainda ser pouco utilizada, temos registado uma grande abertura por parte dos profissionais e das administrações", disse Fernando Araújo.
-
Segundo a Comissão, em 2006, apenas 17% do total das operações realizadas em Portugal foram cirurgias de ambulatório. Em países como a Dinamarca ou Suécia, ascende a 50% ou mais. (Jornal de Notícias)

Sem comentários: