sábado, 1 de março de 2008

Falsos deficientes

Falsa deficiência para obter benefícios fiscais
-
Meio milhar de contribuintes do distrito de Santarém receberam, indevidamente, benefícios fiscais destinados a pessoas com deficiência. Metade optou por repor, voluntariamente, as verbas. Um pequeno grupo - cerca de uma dezena de pessoas - incorre no crime de fraude fiscal. São suspeitas de terem apresentado falsos atestados médicos.
-
Na lista dos infractores, encontram-se muitos profissionais da saúde - entre os quais médicos - funcionários públicos e até pessoal do Fisco. As Finanças de Santarém foram lesadas em cerca de 292 mil euros, devido a esta situação. O director distrital das Finanças de Santarém confirmou a situação ao JN. Segundo Mário Januário, foi no início de 2007 que, estranhando o elevado número de deficientes (com uma incapacidade atribuída de mais de 60%), decidiu avançar com uma investigação. Na altura, conta, pediu aos serviços uma lista das pessoas que, desde 2003, maiores benefícios tinham recebido. E ficou surpreendido com os resultados.
-
491 apanhados em falta
-
"Na primeira avaliação, fui confrontado pelos meus funcionários, que conheciam algumas das pessoas e nunca se tinham apercebido das suas deficiências", recordou. Foi o suficiente para o director, em funções em Santarém desde 2005, desencadear uma investigação mais profunda.
-
Assim, foi elaborada uma nova listagem e todos os 3568 contribuintes com casos de deficiência declarada foram chamados pelos serviços, para apresentar documentos comprovativos da sua deficiência. Desses, 3111 fizeram-no. Os restantes 491 foram apanhados em falta.
-
"Só foi possível conseguir detectar esta situação através do cruzamento de dados das várias instituições. O que, no passado, seria impossível", explicou.
-
Do total dos infractores, 260 optaram por regularizar voluntariamente a situação, o que se traduziu no pagamento de 173 mil euros de impostos. Os restantes 231 estão a ser notificados para proceder aos pagamentos, que ascendem a 120 mil euros. Além do imposto, terão que pagar juros compensatórios. Por outro lado, serão levantados autos de notícia para instauração de processos de contra-ordenação. As coimas a pagar são iguais ao valor do imposto. (Jornal de Notícias)

Sem comentários: