quinta-feira, 10 de abril de 2008

ADDB - Associação dos Doentes com Disfunção da Bexiga

A partir de agora, todos os doentes que sofrem de incontinência urinária e de cistite intersticial (CI) podem obter ajuda técnica e científica na Associação dos Doentes com Disfunção da Bexiga (ADDB).
-
Trata-se de uma nova instituição, que foi anunciada na semana em que se assinalou o Dia da Incontinência Urinária.
-
As principais finalidades da Associação são informar sobre os sintomas inerentes à CI e à IU; divulgar as alternativas existentes para tratamento da IU; alertar para a adopção de medidas que poderão ter impacto na eficácia dos tratamentos, na melhoria de sintomas e, consequentemente, na qualidade de vida dos pacientes; incentivar um maior intercâmbio entre as instituições de saúde, e entre estas e os pacientes; facilitar a partilha de experiências de vida entre os membros associados.
-
A Drª Lígia Almeida, impulsionadora e presidente da ADDB, explicou: "Ao longo dos últimos tempos, verificámos que existe uma grande necessidade de consciencializar e educar as pessoas para estas patologias. Hoje em dia, muitos doentes sentem constrangimento e vergonha em procurar ajuda médica".
-
Sendo assim, "não podemos cruzar os braços perante a IU. É fundamental alertar as entidades governamentais para os problemas da disfunção da bexiga, nomeadamente, para incontinência urinária".
-
Por fim, Lígia Almeida referiu que "os médicos de Clínica Geral desempenham um papel fundamental no diagnóstico e seguimento dos doentes que sofrem de incontinência urinária". (Saúde Pública - Expresso)

Sem comentários: