domingo, 6 de abril de 2008

Cafeína tomada diariamente protege o cérebro

Cafeína tomada diariamente protege o cérebro

-

--------------------Photo Credits: basak

Estudo sugere que o café pode reduzir o risco de demência através do bloqueio de colesterol que danifica o corpo.

A bebida já havia sido associada com a diminuição do risco da doença de Alzheimer, algo que foi explicado por uma equipa de cientistas norte-americanos.
Uma barreira vital entre o cérebro e o principal condutor de sangue do corpo em coelhos alimentados com uma dieta rica em gorduras foi protegida naqueles que foram administrados com um suplemento de cafeína. Segundo peritos britânicos, esta foi a melhor prova dos benefícios do café registada actualmente.

Estudos realizados anteriormente demonstraram que níveis elevados de colesterol no sangue podem diminuir a eficácia dessa "barreira". Os investigadores da doença de Alzheimer sugerem que este aspecto torna o cérebro mais vulnerável a danos que podem contribuir para a doença.

A University of North Dakota utilizou o equivalente a apenas uma chávena de café por dia nas suas experiências em coelhos. Após o período de 12 semanas de uma dieta rica em colesterol, os investigadores notaram que a "barreira" encontrava-se bem mais intacta naqueles que receberam o suplemento de cafeína.

"A cafeína parece bloquear diversos efeitos do colesterol", afirmou o médico Jonathan Geiger, líder da pesquisa.

"É uma substância segura e fácil de arranjar como medicamento, e as suas propriedades observadas nesta pesquisa revelam que pode ter um papel importante em terapias contra distúrbios neurológicos", afirmou o investigador. (Farmácia)

1 comentário:

Anónimo disse...

Sempre li e ouvi dizer que a cafeína fazia mal, espero que, desta vez, esteja correcto.