segunda-feira, 28 de abril de 2008

Doenças reumáticas. Praia ou termas?


Com base no livro “Reumatologia Clínica” do Prof. Doutor Mário Viana de Queiroz e através da Campanha Nacional da Artrite Reumatóide, a Sociedade Portuguesa de Reumatologia, alerta e aconselha os doentes reumáticos para uma maneira segura e saudável de gozarem as suas férias.
-
Os doentes reumáticos perguntam frequentemente aos seus médicos se devem gozar as férias na praia ou nas termas.
-
Em doenças reumáticas, como por exemplo no Lúpus Eritematoso Sistémico, a praia não é segura e pode mesmo ser fatal já que as radiações ultra-violetas da luz solar agravam a doença.
-
Pessoas com Artrite Reumatóide, com Espondilite Anquilosante, e outras doenças reumáticas inflamatórias agudas e crónicas, em fase de agudização, pioram na praia, logo não é melhor sítio para passarem os seus dias de descanso.
-
No entanto, se os doentes estiverem a tomar a medicação e forem orientados pelo seu médico podem fazer férias junto ao mar, mas nunca devem estar em contacto directo com o sol.
-
A montanha não é aconselhada aos doentes reumáticos no Inverno, mas pode ser uma alternativa no Verão. O campo é excelente para as férias dos doentes reumáticos crónicos.
-
Um local sempre perfeito é algum hotel ou outro tipo de instalações com piscina de água quente para poderem exercitar as suas articulações, no entanto outro factor a ter em consideração é que estes doentes não devem viajar de automóvel, mas sim de comboio.
-
Mas acima de tudo, a melhor recomendação é que descansem, e gozem muito as férias, para não chegarem a casa ainda mais cansados.
-
juliana.pereira@farmacia.com.pt

Sem comentários: