quarta-feira, 2 de abril de 2008

Mulheres hipertensas com maior risco de diabetes

Independentemente de terem ou não peso a mais
-
As mulheres hipertensas correm até tres vezes mais riscos de desenvolver um tipo de diabetes, relativamente às mulheres que têm uma tensão sanguínea normal, segundo um estudo divulgado quinta-feira e que a Lusa noticia.
-
Este risco é independente do peso a mais que favorece a ocorrência da forma mais comum de diabete (o chamado tipo 2) e é também independente de outros factores que favoreçam doenças cardiovasculares (tabaco, excesso de gordura sanguínea, por exemplo) ou a diabetes (falta de exercício ou antecedentes de diabetes).
-
O estudo foi conduzido pelo cardiologista David Cohen, da Harvard Medical School, e abrangeu 38 mil profissionais de saúde, seguidas durante dez anos. No início do estudo, em 1993, nenhuma destas mulheres sofria de diabetes ou de doenças cardiovasculares.
-
Cohen afirma que apesar de haver alguns estudos, há pouca informação no que respeita a relação entre hipertensão e desenvolvimento desta forma de diabetes nas mulheres. A obesidade é também um factor de risco independente da diabetes de tipo 2.
-
«No entanto, a análise estatística mostra que a relação entre a hipertensão e o surgimento de diabetes de tipo 2 é similar entre as mulheres, quer elas tenham o peso normal, peso a mais, ou sejam obesas», explica Cohen.
-
Segundo o estudo, que surge no European Heart Journal, uma revista da sociedade europeia de cardiologia, a associação entre a hipertensão e a diabetes não se pode explicar apenas pelo peso a mais.
-
Para os autores do estudo, o risco acrescido de diabetes ligado a uma hipertensão, e à progressão para a hipertensão, oferece uma oportunidade de prevenção precoce, em particular pelo controlo dos níveis de açúcar no sangue, (que aumentam em caso de diabetes).
-
A hipertensão favorece ataques cerebrais e as complicações da diabetes podem ser muito graves, desde ataques cardíacos, a amputações, diálise ou transplante de rins. (Portugal Diário)

Sem comentários: