sábado, 26 de abril de 2008

Controlar o stress alivia sintomas do Lupus



Reduzir o stress nos pacientes com Lupus pode aliviar alguns sintomas da doença como a perda de peso, a fadiga, a febre, as dores e a inflamação das articulações, revela um estudo realizado por investigadores espanhóis. Esta pode ser uma boa notícia para os cerca de 7 mil portugueses que vivem com a doença.

Os cientistas da Universidade de Granada observaram que os pacientes que receberam terapia psicológica registaram uma diminuição significativa nos níveis de stress diário, que ocorre em circunstâncias de pouca relevância mas com bastante frequência, e uma redução nos níveis de ansiedade e depressão, atingindo níveis de stress ainda mais baixos do que os da população em geral.

Nuria Navarrete Navarrete, Juan Jimenez Alonso and Maria Isabel Peralta Ramirez, responsáveis pela investigação, aplicaram a terapia anti-stress num grupo de doentes que sofriam de Lupus, de forma a ensiná-los a gerir o stress e, consequentemente, reduzir os efeitos negativos do Lupus.

Os resultados da pesquisa, divulgada pelo “Psychosomatic Medicine”, demonstraram que os pacientes com Lupus que receberam a terapia melhoraram significativamente a qualidade de vida tanto a nível físico como psicológico. Os doentes submetidos a este tratamento apresentaram menos sintomas relacionados com a pele e o músculo esquelético, característicos dos pacientes com Lupus.

O Lúpus é uma doença crónica que pode afectar pessoas de ambos os sexos e em todas as idades sendo, no entanto, mais frequente entre as mulheres adultas. Esta patologia surge sob a forma de inúmeros sintomas o que dificulta o seu diagnóstico. Em Portugal, entre cinco mil a sete mil pessoas sofrem desta doença. Segundo Marta Barreto, investigadora da genética do Lúpus no Instituto Gulbenkian da Ciência (IGC), encontram-se inscritos na Associação de Doentes com Lúpus (ADL) cerca de 1800 doentes. Um valor que, de acordo com o portal Ciência Viva, deverá estar muito abaixo da real incidência da doença no nosso país.Marta Bilro (Farmácia)

2 comentários:

SILÊNCIO CULPADO disse...

Filomena
Bastante interessante esta informação sobre uma doença de que bem pouco se conhece.
Um abraço

pipo disse...

padecia lupus eritematoso discoide y cuando deje de trabajar (me jubilé) a los 60 años, y deje , por tanto de tener un fuerte stress laboral que tenia (trabajaba en la problemática Banca), los síntomas del lupus desaparecieron por completo.El Dr. que me atendia en el Hospital Insular de Las Palmas, me dió el alta, hace seis años.Y no he vuelto ha tener ningún síntoma de lupus eritematoso discoide.