quarta-feira, 9 de abril de 2008

OSTEOPOROSE : uma doença silenciosa

A osteoporose é uma doença metabólica que atinge especialmente mulheres após a menopausa.
-
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 1/3 das mulheres brancas, com mais de 65 anos, são portadoras de osteoporose. No entanto, estima-se que um homem branco com 60 anos tem tem 25% de hipóteses de contrair uma fractura osteoporótica.
-
Segundo a Drª Viviana Tavares, reumatologista, "calculamos que, em Portugal, cerca de 600 mil pessoas sofrem de osteoporose. Estima-se que, todos os anos, ocorrem 40 mil fracturas".
-
Geralmente, a osteoporose é pouco sintomática. Em determinados casos manifesta-se através de uma fractura. Hoje em dia, os especialistas consideram-na como uma "doença silenciosa".
-
O diagnóstica da osteoporose "pode ser suspeitado através de uma avaliação da história clínica e de um exame físico. De forma concreta, podemos recorrer à densitometria óssea para determinar a extensão da perda de osso e também para verificar a eficácia da prevenção e/ou tratamento".
-
No entanto, "mais importante do que medir a massa óssea é avaliar o risco fracturário do doente", explica Viviana Tavares, sublinhando:
-
"Hoje em dia, a realização de uma densitometria óssea não é suficiente para se poder chegar a um diagnóstico preciso do risco. Os médicos devem ter em conta uma série de factores de risco clínicos que são independentes da massa óssea, mas que, de forma geral, aumentam o risco fracturário do doente".
-
Os factores de risco são o "tabagismo, alcoolismo, vida sedentária e índice de massa corporal baixo", bem como a história familiar de osteoporose, menopausa precoce e o envelhecimento".
-
Viviana Tavares termina dizendo que "quando um doente tem mais de 65 anos e uma densitometria que indica a existência de osteoporose deve ser ponderado o tratamento".
-
Se for uma pessoa que já tenha sofrido uma fractura prévia, ou com história familiar de fractura, ou fumadora, ou que esteja a fazer medicação com corticóides, ou que tenha doenças que provoquem osteoporose secundária, também deve fazer terapêutica. Estes são alguins dos critérios que devem levar um médico a iniciar terapêutica". (Saúde Pública - Expresso)

Sem comentários: