terça-feira, 15 de abril de 2008

Riscos na compra de medicamentos pela Net

A Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde) alertou esta terça-feira para os riscos de comprar ilegalmente através da Internet medicamentos, depois de ter observado que houve um crescimento “claro” da aquisição ilegal de fármacos para a oncologia, cardiologia e doenças do sistema nervoso central.
-
Vasco Maria, presidente da Infarmed, fez o alerta hoje durante uma conferência de imprensa, onde apresentou os mecanismos de dispensa de medicamentos pela Internet, que arranca em breve.
-
Segundo o responsável, a compra de medicamentos pela Internet em sites ilegais acarreta vários riscos, entre os quais a ausência da substância activa, a sua presença numa quantidade inadequada, ou ainda a possibilidade dos fármacos estarem toxicamente contaminados.
-
Vasco Maria explicou ainda que esta forma de compra de medicamentos já não é nova entre os portugueses, sendo que, inicialmente, a procura incidia fundamentalmente em medicamentos contra a obesidade e a disfunção eréctil. A Infarmed identificou agora um “desvio claro” para as áreas da oncologia, cardiologia e as doenças do sistema nervoso central, indicou o responsável, acrescentando que esta aquisição ilegal de medicamentos em áreas tão complexas já tem um “impacto muito significativo”.
-
Porém, Vasco Maria assegurou que em Portugal existe um controlo de medicamentos que tem impedido a existência de fármacos contrafeitos no sistema de distribuição legal.
-
Por seu lado, as autoridades reconhecem que estes sites existem, mas ninguém tem conhecimento onde, à semelhança de acontece no outros países. (Correio da Manhã)

Sem comentários: