terça-feira, 1 de abril de 2008

Diabetes tipo 2

Cientistas descobrem seis novos genes ligados à diabetes tipo 2


Um grupo de dezenas de investigadores de vários centros europeus e americanos descobriu seis novos genes ligados à diabetes tipo 2, a qual costuma ser associada à obesidade e se desenvolve pela insuficiência de produção de insulina por parte do organismo ou quando a insulina produzida não trabalha de maneira adequada.
-
De acordo com os especialistas, que publicaram o estudo na revista especializada ‘Nature Genetics’, os genes descobertos podem afectar o número de células no pâncreas que produzem insulina, que controla a glicose no sangue.
-
Quando a glicose existe em demasia no sangue pode danificar a visão, os rins e o sistema nervoso, bem como levar a doenças cardíacas ou derrames.
-
Os investigadores compararam informações de mais de 70 mil pessoas, tendo detectado seis diferenças genéticas, ou variantes: cada uma das quais aumenta o risco de desenvolver a doença.
-
Ainda segundo os cientistas, a nova descoberta eleva para 16 o total de variações genéticas que estão ligadas à diabetes, acreditando que ainda serão descobertas outras.
-
Os especialistas esperam que estes últimos resultados podem ajudar a desenvolver novos tratamentos para a doença, embora acreditem que ainda será necessário muito tempo para que se realizem exames de ADN para detectar a doença.
-
A Organização Mundial de Saúde estima que mais de 180 milhões de pessoas sofrem de diabetes no mundo, um número que deverá duplicar até 2030.(Ciência PT)

Sem comentários: