sábado, 12 de abril de 2008

Saúde: PCP exige medidas para combater falta de médicos no Baixo Alentejo

Saúde: PCP exige medidas para combater falta de médicos no Baixo Alentejo
-
A Direcção da Organização Regional de Beja (DORBE) do PCP exigiu hoje que o Ministério da Saúde, através do Centro Hospitalar do Baixo Alentejo (CHBA), adopte "medidas urgentes" para combater a falta de médicos na região.
-
A posição dos comunistas, expressa em comunicado enviado à agência Lusa, surge dois dias após o CHBA ter reconhecido que a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), afecta ao hospital de Beja, esteve inoperacional, em alguns períodos, entre 31 de Março e 08 de Abril, devido à falta de médicos.
-
Em declarações à Lusa, Rui Sousa Santos, presidente do conselho de administração do CHBA, que gere o hospital de Beja, justificou a situação com "dificuldades em garantir médicos para completar a tripulação da VMER".
-
A inoperacionalidade da VMER verificou-se também durante a operação de socorro a um casal de idosos, vítima de um incêndio ocorrido esta semana, em Beja, e que foi transportado em duas ambulâncias, uma dos bombeiros e outra do INEM, para o hospital da cidade, onde acabaram por morrer.
-
Para a DORBE, situações como estas "são consequência da vergonhosa política governamental, que encara a saúde como um negócio e não como um direito consignado na Constituição da República". (RTP)

Sem comentários: