quarta-feira, 9 de abril de 2008

OSTEOARTROSE pode afectar qualquer articulação

A osteoartrose é uma doença degenerativa das articulações que afecta principalmente a cartilagem articular e o osso subjacente..
-
Segundo o Dr. Rui André Santos, presidente eleito da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), "a cartilagem desgasta-se e o osso desenvolve-se, acabando por se transformar numa estrutura que deixa de cumprir a sua principal função, ou seja, permitir e facilitar o movimento com o mínimo atrito".
-
"Qualquer articulação pode ser afectada por este problema . No entanto, as mais atingidas são os joelhos, as mãos, as ancas, os pés e a coluna vertebral, em particular as regiões cervical e lombar".
-
Quais são as principais causas da osteoartrose? Rui André Santos responde que "a doença pode aparecer devido a duas situações específicas: ou porque uma determinada articulação é submetida a um esforço anormal ou porque a articulação usada apresenta uma forma ou materiais deficientes, como é o caso de uma escoliose e/ou desvios axiais dos membros".
-
Os sistemas da osteoartrose são a dor, a rigidez e a diminuição da mobilidade articular. "Estes sintomas provocam dificuldade na utilização da articulação, com disfunção e incapacidade".
-
Actualmente, existem três grandes áreas para o tratamento da osteoartrose. "O tratamento não farmacológico assenta na fisioterapia (calor, frio e água) e na cinesioterapia (exercícios e movimentos). Por sua vez, o tratamento cirúrgico registou enormes avanços com a substituição das articulações doentes por próteses. Dentro do tratamento médico, deve-se separar os fármacos com acção sobre os sintomas daqueles que actuam na estrutura da articulação doente atrasando a progressão".
-
Em relação a novidades terapêuticas, o especialista salienta que, "neste momento, existem novos dados referentes a analgésicos e a combinações de analgésicos, em anti-inflamatórios mais seguros do ponto de vista digestivo, nas infiltrações intra-articulares de derivados do ácido hialurónico e em novos modificadores da estrutura da doença. Na minha opinião, compreendem-se cada vez melhor as razões dos resultados positivos de modalidades terapêuticas antigas", informa, acrescentando:
-
"Ainda não existem provas claras da eficácia da glucosamina, em geral, na doença. As novas informações estão relacionadas com o sulfato de glucosamina que, na sua fórmula original, tem vindo a demonstrar de uma forma consistente resultados positivos sobre os sintomas e até um atraso na progressão da doença, com uma tolerabilidade excelente. Não existem, por enquanto, trabalhos científicos que confirmem o seu papel na prevenção, mas sabe-se que será tão mais eficaz conforme a precocidade do início do tratamento".
-
Rui André Santos aproveita a oportunidade para frisar que "existem várias profissões de risco que podem levar ao aparecimento de osteoartrose ou artrose. Falo, por exemplo, dos agricultores e dos mecânicos que trabalham com máquinas pesadas".
-
O desporto recreativo, em geral, não danifica as articulações saudáveis, mas antes da prática de exercício "é essencial realizar uma avaliação médica prévia para detectar possíveis anomalias articulares. De seguida, deve-se partir para uma prescrição adequada de exercício e repouso de forma equilibrada. Contudo, não é completamente descabido o uso de certos suplementos nos grupos mais exigentes, desde que esteja salvaguardada a segurança do tratamento". (Saúde Pública - Expresso)

Sem comentários: