domingo, 6 de abril de 2008

Nenhum suplemento para emagrecer resulta, revelam estudos científicos


Não há garantias de que o conteúdo dos suplementos para emagrecer corresponde ao descrito nos rótulos

Produtos não têm controlo e comportam riscos
Nenhum suplemento para emagrecer resulta, revelam estudos cientificos
-
Todos os estudos científicos realizados a suplementos alimentares para emagrecer são unânimes: nenhum resulta. No entanto, todos os meses surge um novo no mercado. Sem qualquer controlo, estes produtos comportam sérios riscos para quem os toma.
-
O alerta foi lançado pelo secretário-geral da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), Pedro Teixeira, que garante não existir “nenhum suplemento no mercado para ajudar a emagrecer que seja útil, eficaz e seguro”.
-
“Já foram realizados vários estudos científicos e até agora comprovou-se que nenhum resulta”, disse à Lusa Pedro Teixeira, salientando que não existe qualquer fiscalização sobre estes produtos, pelo que não há garantias de que o conteúdo dos frascos corresponde ao descrito nos rótulos.
-
Todos os meses surge no mercado um novo suplemento que é anunciado como sendo a fórmula mágica para perder os quilos indesejados. De venda livre, os suplementos “seduzem quem desespera por perder peso”, lembra Carlos Oliveira, responsável da Associação de Doentes Obesos ou Ex-Obesos em Portugal (ADEXO).
-
“Dizem que servem para perder peso, mas é pura ficção. Servem apenas para tirar dinheiro às pessoas e até podem ter o efeito inverso, ou seja, fazer pior”, alerta Carlos Oliveira, lembrando que quase sempre são tomados sem acompanhamento de um especialista, podendo levar a situações de sobredosagem.
-
O consumo excessivo de suplementos pode provocar intoxicações. O secretário-geral da SPEO sublinha que o risco de abuso é real até porque “as pessoas pensam que se um bocadinho faz bem, um bocadinho mais faz ainda melhor”.
-
E quem controla o que está dentro da embalagem? “Ninguém”, avisa Pedro Teixeira. “Nenhuma entidade avalia a composição química destes suplementos nem verifica se o que está lá dentro corresponde ao que está na rotulagem”.
-
Por isso, a recomendação do responsável da SPEO é que as pessoas com excesso de peso ou obesas recorram sempre a um profissional de saúde que pode avaliar a eficácia e segurança dos suplementos e até apresentar dietas alternativas.
-
A venda do suplemento alimentar Depuralina foi terça-feira suspensa, na sequência da notificação de três casos de reacções adversas graves, que podem estar associadas ao consumo do produto.
-
Num comunicado conjunto da Direcção-Geral da Saúde, Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura e Infarmed, foi oficialmente divulgada a suspensão imediata da venda do suplemento alimentar devido a “fortes suspeitas de associação causal entre a utilização” do produto e o aparecimento de episódios tóxicos graves.
-
De acordo com um relatório recente da Worldwatch Institute, existem mais de 300 milhões de pessoas obesas em todo o mundo. Em Portugal, 34,4 por cento das mulheres têm excesso de peso e 13,4 por cento são obesas, de acordo com um estudo publicado em Dezembro do ano passado sobre a prevalência da obesidade entre 2003 e 2005. No caso dos homens, o estudo português revela que o excesso de peso abrange 45,2 por cento da população masculina, sendo que 15 por cento dos homens portugueses são obesos. (Público)
-
Portugueses compram por ano 850 mil embalagens de suplementos para emagrecer

Sem comentários: