segunda-feira, 21 de abril de 2008

Autoridades investigam Herbalife

As autoridades espanholas estão a investigar a ocorrência de casos de toxicidade hepática alegadamente associados ao consumo de produtos Herbalife, noticia o jornal El Mundo. Mediante esta suspeita, o Ministério da Saúde espanhol recomenda precaução no uso destes produtos.
-
Segundo o El Mundo, ocorrem nove casos em Espanha, entre 2003 e 2007, e tinham sido detectados outros tantos noutros países da UE, seis na Islândia e 22 na Suiça e Israel. As autoridades afirmam que a relação destes casos de problemas de fígado com os produtos Herbalife não é fácil de estabelecer, mas que em algumas situações há probabilidade é mais forte. -
Contactada pelo PortugalDiário, a DGS afirmou que não tem conhecimento de nenhum caso em Portugal, contudo, como estes produtos são considerados suplementos alimentares, a tutela destas questões é da responsabilidade do Ministério da Agricultura.
-
Fonte do Ministério da Agricultura explicou ao PortugalDiário que «as autoridades espanholas estão a fazer análises, mas não lançaram nenhum alerta na rede europeia, como acontece quando há suspeitas mais fundamentadas».
-
«Ainda recentemente Portugal lançou um alerta devido à suspeita de reacções adversas devido ao consumo de Depuralina. De imediato Espanha suspendeu a venda», adiantou a mesma fonte.
-
Mesmo assim, o Ministério da Agricultura garantiu que está «a acompanhar a situação».
-
Os produtos Herbalife são comercializados directamente ao domicílio, sem lojas da empresa abertas aos público e, em alguns casos, são os próprios consumidores que se convertem em distribuidores, o que dificulta o acompanhamento dos produtos segundo a legislação europeia em vigor.
-
Empresa garante que não há casos em Portugal
-
Em declarações à RTP N, Gertrudes Soares, responsável da Herbalife, diz que acredita «que não há relação entre os produtos e a toxicidade hepática» e recorda que os produtos são testados antes de chegarem ao mercado.
-
A responsável diz ainda que não há nenhum caso suspeito em Portugal e garante que, mesmo em Espanha, os produtos não estão suspensos. «Há uma investigação, com a qual a empresa está a colaborar». (Portugal Diário)

Sem comentários: