terça-feira, 5 de maio de 2009

Ácido fólico pode ajudar a diminuir alergias e asma

-
Investigadores norte-americanos referiram que o ácido fólico, que se sabe que reduz o risco de defeitos congénitos da medula espinal, pode também ajudar a suprimir reacções alérgicas.
-
Os investigadores do Centro de Crianças Johns Hopkins, em Baltimore, revelaram que encontraram uma ligação entre os níveis de folato e as doenças mediadas por inflamação, incluindo a doença cardíaca.
-
Os investigadores reviram registos médicos de mais de 8 mil pessoas, com idades entre os 2 e os 85 anos, para seguir o efeito dos níveis de folato nos sintomas respiratórios e alérgicos e nos níveis de anticorpos IgE, marcadores do sistema imunitário que aumentam em resposta a um alérgeno.
-
O estudo, publicado online na “Journal of Allergy & Clinical Immunology”, descobriu que as pessoas com níveis mais elevados de folato no sangue tinham menos anticorpos IgE, menos relatos de alergia, menos sibilância e uma menor probabilidade de sofrerem asma.
-
A investigadora principal, a Dra. Elizabeth Matsui, referiu que as descobertas são uma clara indicação de que o ácido fólico pode realmente ajudar a regular a resposta imunitária aos alérgenos, podendo também reduzir os sintomas da alergia e asma.
-
Contudo, ainda é necessário perceber o mecanismo exacto por detrás deste processo e, para isso, são precisos mais estudos que sigam as pessoas a receber tratamento com ácido fólico, antes mesmo de se poder consideram uma suplementação com ácido fólico para tratar ou prevenir alergias e asma. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: