domingo, 10 de maio de 2009

FDA: Fármaco oncológico Tarceva com novos alertas

-
A agência norte-americana que regula os medicamentos (FDA) referiu que foram acrescentados novos alertas ao fármaco oncológico Tarceva (erlotinib), da Genentech Inc e da OSI Pharmaceutical Inc, devido a relatos de reacções cutâneas, problemas nos olhos e no tracto digestivo.
-
A FDA acrescentou que, em alguns casos, os pacientes morreram. Alguns dos problemas cutâneos observados com o Tarceva sugerem distúrbios graves, tais como síndrome de Stevens-Johnson ou necrólise epidérmica tóxica. Também foi acrescentado um alerta relativamente a relatos de problemas oftalmológicos, tais como úlceras e perfuração da córnea.
-
A Genentech, uma unidade da Roche Holding AG, e a OSI Pharmaceutical enviaram uma carta com os alertas a médicos e outros prestadores de cuidados de saúde em Abril, tendo a FDA tornado esta carta pública no seu website ontem.
-
A carta não dizia quantos casos de pacientes com complicações foram relatados, nem quantos pacientes morreram.
-
A porta-voz da OSI, Kathy Galante, referiu que o número de pacientes que desenvolveram problemas cutâneos graves está na ordem do dígito único em mais de 350 mil pacientes que têm sido tratados com o Tarceva a nível mundial.
-
O Tarceva está aprovado para o tratamento de determinados pacientes com cancro do pulmão ou cancro pancreático. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: