quinta-feira, 7 de maio de 2009

Injecções de botox podem aliviar a dor do pé diabético

-
As pessoas com diabetes frequentemente sofrem de dores crónicas no pé devido a danos nos nervos, mas o alívio pode ter sido descoberto, uma vez que médicos taiwaneses demonstraram que a dor pode ser substancialmente reduzida através de injecções da toxina botulínica tipo A, mais conhecida como botox, na pele da parte superior do pé.
-
O Dr. Chaur-Jong Hu, da Universidade de Medicina de Taipei, e colegas testaram o tratamento em 18 pacientes com diabetes tipo 2 que sofriam de dores relacionadas com os nervos em ambos os pés.
-
De acordo com a Reuters Health, os participantes receberam aleatoriamente injecções de botox ou soro salino, sendo que 12 semanas depois trocaram de tratamento para receber o oposto.
-
Os investigadores explicaram, na revista científica “Neurology”, que primeiro foi aplicado um gel anestésico local e depois as injecções foram administradas na pele (em vez do músculo), em 12 locais ao longo da parte superior do pé.
-
No início do estudo, o resultado médio da dor numa escala de zero a dez pontos era de 6,36. Houve diferenças significativas na redução dos resultados da dor entre as injecções de botox e de soro salino, durante cada período de 12 semanas.
-
Especificamente, às 12 semanas, o resultado foi reduzido em 2,53 pontos com as injecções de botox, em comparação com os 0,53 pontos com as injecções de soro salino.
-
Além disso, 44 por cento dos participantes apresentaram uma redução de, pelo menos, três pontos nos resultados da dor nas 12 semanas após as injecções de botox.
-
Um benefício adicional foi de que os pacientes conseguiram dormir muito melhor após o tratamento.
-
A equipa de investigação concluiu que as injecções intradérmicas de botox são um método efectivo e seguro de aliviar a dor neuropática diabética no pé. Contudo, os mecanismos detalhados subjacentes, a dosagem óptima e o curso preciso da terapia necessitam de mais avaliação. (farmacia.com.pt)
-