domingo, 24 de maio de 2009

Psoríase: Champô ajuda a tratar doença do couro cabeludo

-
Segundo um estudo publicado na revista "Cutis", o clobetasol em champô revelou-se bastante eficaz no tratamento da psoríase do couro cabeludo, melhorando inclusive a qualidade de vida daqueles que sofrem da condição.
-
Ficou comprovado que durante o tratamento com o clobetasol em champô, notou-se uma redução do prurido e da descamação, os dois sintomas mais comuns na doença, sem quaisquer efeitos adversos comuns dos corticóides, uma situação que costuma preocupar aqueles que têm a doença.
-
Outro problema constatado por eles tem a ver com as desvantagens dos cremes e pomadas disponíveis, que são normalmente gordurosos e difíceis de aplicar, especialmente na zona do couro cabeludo.
-
Juntamente com todos estes factores, o clobetasol em champô pode ser uma boa alternativa para o tratamento da psoríase do couro cabeludo, melhorando a qualidade de vida daqueles que sofrem da doença.
-
Psoríase: o que é?
-
É uma doença multifactorial, de origem desconhecida, e que afecta sobretudo a pele e as articulações. Na maioria dos casos afecta apenas a pele, em muitos outros afecta a pele e as articulações e em poucos casos afecta apenas as articulações.
-
Geralmente a pele apresenta-se com manchas vermelhas, tipo escamas, e em 40% dos casos trata-se de um problema genético, embora possa surgir em qualquer altura da vida, principalmente entre os 20 e os 30 anos de idade, podendo ser consequência de um outro problema, como o stress e uma infecção nas vias respiratórias.
-
Ao contrário do que se pensa habitualmente, não é uma doença contagiosa. Apesar de não tem cura, a psoríase pode ser controlada. (farmacia.com.pt)
-