domingo, 10 de maio de 2009

FDA aprova alertas de suicídio para fármacos antiepilépticos

-
A agência norte-americana que regula os medicamentos (FDA) indicou que aprovou a actualização da rotulagem de mais de 20 fármacos antiepilépticos, que irá alertar sobre o risco acrescido de pensamentos ou comportamentos suicidas associado à utilização destes tratamentos.
-
O regulador norte-americano referiu que tem trabalhado conjuntamente com os fabricantes dos fármacos, utilizados para controlar convulsões, distúrbios psiquiátricos e dor nervosa (neuropática), para melhor compreender o risco suicida, desde que emitiu dois alertas de segurança no ano passado.
-
Contudo, o risco acrescido é pequeno, sendo que uma análise da FDA concluiu que mais dois pacientes por mil teriam pensamentos e comportamentos suicidas ao tomar os fármacos, em comparação com placebo.
-
As alterações aplicam-se a todos os tratamentos antiepilépticos, excepto aqueles aprovados unicamente para uma utilização de curto prazo. Também foi requerido às farmacêuticas que desenvolvam guias completos de medicação para os pacientes, alguns dos quais já foram aprovados, enquanto os restantes devem estar disponíveis no final do ano.
-
Os guias já aprovados incluem o Lyrica (pregabalina), da Pfizer, o Lamictal (lamotrigina), da GlaxoSmithKline, o Keppra (levetiracetam), da UCB, o Topamax (topiramato), da Johnson & Johnson, e o Zonegran (zonisamida), da Eisai. Todos estes medicamentos são comercializados em Portugal.
-
A Pfizer comentou que trabalhou de perto com a FDA para actualizar a rotulagem dos seus fármacos antiepilépticos e indicou que o alerta se aplica a todos os medicamentos da classe dos antiepilépticos. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: