segunda-feira, 11 de maio de 2009

Dieta alimentar pode ser uma arma eficaz contra a Degenerescência Macular relacionada com a idade

-
Uma dieta alimentar rica em micronutrientes essenciais e alimentos de baixo índice glicémico pode ajudar a reduzir o risco de Degenerescência Macular relacionada com a idade (DMRI).
-
Não é a primeira vez que se demonstra a influência da alimentação na DMRI, mas este estudo é o primeiro que comprova a influência de determinados padrões alimentares específicos na redução substancial do risco de desenvolver a doença.
-
O investigador, o Dr. Chung-Jung Chiu, da Universidade de Tufts, em Boston, analisou dados de 4003 participantes, tendo sido avaliada a influência de determinadas vitaminas e minerais, como as vitaminas C e E, o zinco, a luteína, a zeaxantina, os ácidos gordos ómega-3 (o DHA e o EPA), assim como os alimentos de baixo índice glicémico.
-
O betacaroteno, que poderia ser um agente protector, segundo alguns estudos, não apresentou qualquer efeito, tal como aponta este estudo publicado na revista científica “Ophthalmology”.
-
Os investigadores alertaram que, antes de se poderem fazer recomendações específicas acerca da alimentação e o risco de DMRI, é necessário confirmar os resultados através de ensaios clínicos e estudos prospectivos.
-
O aumento da esperança média de vida nos países industrializados tornou a Degenerescência Macular relacionada com a idade na causa de cegueira mais comum nas pessoas com mais de 65 anos.
-
Esta doença está directamente relacionada com o envelhecimento e a deterioração do sistema ocular, e ocorre devido a uma lesão progressiva da mácula, da qual depende a visão central. (Farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: