terça-feira, 5 de maio de 2009

Eczema: Banhos com lixívia ajudam a aliviar sintomas

-
Investigadores norte-americanos acreditam na segurança e eficácia de banhos com lixívia diluídaEsta condição afecta cerca de 17% das crianças em idade escolar, podendo alterar não só o seu aspecto como também afectar a sua capacidade de concentração na escola e dormir.
-
O estudo incluiu 31 pacientes, com idades compreendidas entre os 6 meses e os 17 anos, com eczema moderado a severo.
-
Uma parte das crianças utilizava metade de um copo de lixívia diluído na banheira, enquanto os outros receberam um placebo em pó durante os banhos.
-
Os investigadores constataram melhorias nas crianças que tomavam banhos com a lixívia, tendo decidido parar o estudo cedo para que as crianças que receberam o placebo pudessem sentir o mesmo alívio.
-
"O eczema continuou a melhorar com os banhos de lixívia, prevenindo ainda que a condição piorasse, o que era um grande problema para estas crianças", afirmou Amy Paller, professora de pediatria na Feinberg School.
-
O eczema, também designado dermite ou dermatite, é uma reacção inflamatória da pele, de evolução aguda, subaguda ou crónica, que resulta da actuação de factores de natureza endógena ou exógena, actuando isoladamente ou de forma combinada.
-
As lesões são geralmente muito pruriginosas e o processo inflamatório assume intensidade maior ou menor em conformidade com a agressividade do agente causal e da susceptibilidade individual. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: