domingo, 24 de maio de 2009

Estudo: Pacientes bipolares frequentemente têm recaídas

-
Resultados de um estudo sugerem que o distúrbio bipolar tem uma elevada taxa de recaída, tendo os investigadores descoberto evidências de que três quartos das hospitalizações para o tratamento deste distúrbio são admissões repetidas.
-
O distúrbio bipolar, também conhecido como perturbação maníaco-depressiva, tipicamente provoca alterações de humor, algumas vezes variando entre a depressão extrema incapacitante e a euforia desmedida.
-
O investigador principal, o Dr. Urban Osby, do Hospital Universitário de Danderyd, na Suécia, referiu à Reuters Health que é bastante conhecido que o distúrbio bipolar é uma doença recorrente, pelo que foi considerado importante avaliar os padrões de hospitalização como uma indicação do decurso da doença.
-
Apesar da existência de uma queda geral do número das hospitalizações psiquiátricas na Suécia, as descobertas demonstraram que a taxa de admissões para o tratamento do distúrbio bipolar permaneceram estáveis entre 1997 e 2005.
-
Além disso, o investigador acrescentou que, quando seguiram, durante cinco anos, o grupo de todos os pacientes que tiveram a primeira admissão devido ao distúrbio bipolar em 2000, 60 por cento não tinham tido readmissões e 15 por cento apresentavam 66 das readmissões.
-
A taxa média de readmissão por paciente, durante esses cinco anos, foi de 1,2 após a primeira hospitalização, tendo a taxa sido mais elevada com valores de 1,9 por paciente a seguir a uma segunda admissão.
-
Aproximadamente, metade das admissões no hospital deveram-se a episódios maníacos e um quarto devido a depressão, os restantes foram diagnosticados como episódios mistos e não especificados/outros.
-
Os investigadores concluíram que estas descobertas suportam que o distúrbio bipolar tem uma elevada taxa de recaída. (farmacia.com.pt)
-