terça-feira, 5 de maio de 2009

Exercício físico é benéfico para a asma

-
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto acreditam que a prática regular e moderada de exercício físico apresenta benefícios contra alergias e asma.
-
De acordo com os investigadores, foi a primeira vez que tais resultados foram documentados em doentes asmáticos.A equipa avaliou 34 crianças, dividida em dois grupos, com uma idade média de 13 anos e que sofriam de asma alérgica persistente.
-
Um dos grupos realizava sessões de exercício físico de 50 minutos, duas vezes por semana, ao longo de três meses.
-
Após este período, ambos os grupos foram avaliados clinicamente e comparados, tendo os resultados demonstrado que as crianças asmáticas que praticaram exercício regular e as restantes apresentaram sinais da doença similares, ou seja, o exercício físico não agravou a asma nos que praticaram desporto.
-
"Pelo contrário, nas crianças que aumentaram a sua actividade física ocorreu uma diminuição significativa dos níveis de Imunoglobina E, um anticorpo que se encontra aumentado nas pessoas que sofrem de doenças alérgicas, tais como asma", afirmou André Moreira, líder da investigação.
-
Segundo o investigador, a descoberta é bastante importante uma vez que existia relutância da parte de muitos profissionais de saúde e pais em recomendar a prática de exercício às crianças com asma, temendo que a doença piorasse.
-
Esta é a primeira vez que estudos realizados em humanos demonstram a acção benéfica do exercício moderado na asma, devendo estas informações ser integradas nas indicações internacionais para o tratamento da doença. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: