domingo, 31 de maio de 2009

Conheça pequenos truques para reduzir o stress

-
Especialistas norte-americanos referiram que reduzir o stress é importante, uma vez que vários estudos têm demonstrado que as pessoas constantemente stressadas apresentam um maior risco de desenvolver doenças.
-
A investigadora Bernadette Latson, professora de Nutrição Clínica do Centro Médico Southwestern da Universidade do Texas, em Dallas, referiu que a melhor maneira de lidar com o stress, particularmente para os trabalhadores de escritório, é afastar-se do monitor do computador e dar um breve passeio ou fazer uma pausa para realizar alongamentos.
-
A professora Latson, uma dietista certificada, aconselha ainda a incorporação de alimentos na dieta diária que ajudam a combater o stress. Por exemplo, uma taça de papas de aveia quentes irão estimular um químico cerebral calmante, conhecido como serotonina, enquanto os alimentos ricos em ácidos gordos ómega-3, como peixes (salmão, dourada, sardinha, cavala, anchovas, arenque, sável, chicharro, congro, enguia, óleo de fígado de bacalhau), legumes (bróculos, espinafres, entre outros) e frutos secos (nozes, pinhões), irão ajudar a manter sob controlo as hormonas de stress, o cortisol e a adrenalina.
-
Outras sugestões de alimentos que ajudam a combater o stress incluem o conhecido copo de leite, magro ou meio-gordo, antes de dormir, que ajuda a reduzir a tensão e a ansiedade, e as laranjas, ricas em vitamina C, que ajudam a fortalecer o sistema imnitario e a reduzir os níveis das hormonas de stress. (farmacia.com.pt)
-