domingo, 24 de maio de 2009

Novo contraceptivo feminino poderá bloquear a transmissão do VIH

-
Investigadores norte-americanos revelaram que um novo contraceptivo feminino poderá também bloquear eficazmente a transmissão do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que provoca a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (SIDA).
-
O novo dispositivo trata-se de um anel vaginal que liberta múltiplos tipos de agentes não hormonais e microbicidas, que irão prevenir a concepção assim como o VIH transmitido sexualmente.
-
O Dr. Brij Saxena, da Faculdade de Medicina Weill Cornell, referiu que este dispositivo é uma nova abordagem à contracepção, porque evita a utilização a longo prazo de métodos hormonais, que têm sido associados a um aumento do risco de determinados cancros.
-
O investigador acrescentou ainda que, ao mesmo tempo, este é o primeiro dispositivo a oferecer simultaneamente a possibilidade de prevenir uma gravidez não desejada e a transmissão do VIH.
-
Este anel de inserção vaginal está incorporado com múltiplos fármacos antivirais que previnem a infecção pelo VIH, que serão libertados gradualmente durante um período de 28 dia. Descobriu-se que, quando combinados, estes bloqueiam a infecção nas células humanas expostas ao vírus num ambiente de laboratório.
-
O Dr. Saxena revelou que a combinação destes fármacos antivirais provou ser um potente agente que pode bloquear a infecção pelo VIH.
-
O estudo, publicado na revista científica “AIDS”, revelou que o anel também está incorporado com compostos que previnem a concepção ao impedirem a mobilidade do esperma, aumentarem a viscosidade do muco cervical presente na vagina e manterem a acidificação da vagina, na qual o esperma não sobrevive. (farmacia.com.pt)
-